Como a imaginação colabora para o desenvolvimento infantil?
Para cultivar a imaginação e a criatividade das crianças é preciso um ambiente convidativo para a exploração, aguçando a curiosidade delas. Neste texto vamos falar sobre a importância da imaginação no desenvolvimento infantil e te dar algumas dicas de como incentivá-las a se desenvolverem cada vez mais. Confira!
As crianças possuem uma capacidade enorme de criar brincadeiras e inventar coisas para se divertirem, aliás, essa é uma de suas principais características. Principalmente no início da infância, as crianças estão sempre aprendendo algo novo e os estímulos são fundamentais para que elas se desenvolvam de forma feliz e autônoma.
É neste momento em que a imaginação entra! A arte de imaginar é a capacidade de resolver situações, criando possibilidades de lidar com o desconhecido e buscando soluções. Estimular essa característica pode ser capaz de transformar a criança em um adulto inovador e criativo.
Por isso, continue a leitura deste artigo com dicas para estimular a imaginação das crianças. Veja a seguir!
Não bloqueie as fantasias
A infância é o período onde há um anseio enorme de perceber o mundo, junto a uma naturalidade de imaginar as coisas. Por exemplo, para as crianças, o garfo não necessariamente tem a utilidade já conhecida por nós, adultos. Às vezes, elas podem usá-lo para pentear o cabelo ou fazer uma catapulta. Aceitar essas manifestações é uma boa forma de estimular a imaginação infantil.
Permita ter um cantinho da liberdade
“O ‘brincar livre’ é a principal nutrição e, literalmente, deixa a imaginação fluir.”
Segundo a psicóloga Solléro, ter um espaço em casa onde os pequenos tenham mais liberdade para usar os brinquedos e se expressar também ajuda a estimular a imaginação.
Além disso, ela conta que esse recurso é útil para ensinar alguns limites. “Se, por exemplo, não for permitido pular no sofá da sala nem riscar a parede, é possível explicar que, no espaço delas, podem fazer isso. Facilita o acordo.”
Incentive a leitura
A leitura também é uma ferramenta incrível para estimular a imaginação na educação infantil. Isso porque, a partir das histórias lidas ou escutadas, a criança pode construir cenas, personagens e cenários — uma forma de alimentar o repertório, que é a primeira etapa de todo o processo criativo.
Tenha brinquedos que estimulem a criatividade
Investir em brincadeiras, brinquedos e jogos que estimulam a criatividade e imaginação infantil também é uma boa estratégia para trabalhar a criação dos pequenos.
Entre elas, é possível encontrar uma diversidade de brinquedos lúdicos, como blocos de montar e jogos de tabuleiro. Isso diverte a criançada, enquanto promove mais enriquecimento cognitivo.
Gostou do conteúdo e já sabe qual a importância de estimular a imaginação infantil? Então, aproveite o tempo livre para explorar um pouco mais do Universo da Criativaê. Clique aqui e navegue pelo nosso site!